Durante esta semana, ocorreu a primeira reunião da comissão interna responsável por promover a implantação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Samae Brusque.
O grupo é liderado pela diretora Larissa Bozio, que irá coordenar o cumprimento das etapas estabelecidas para que a complexa e, por vezes, subjetiva legislação seja aplicada de maneira integral na companhia de água, englobando desde dados e documentos físicos, até a política de cookies utilizadas no site da autarquia.
O objetivo primordial da LGPD é proteger os dados de usuários e clientes de serviços físicos e no ambiente virtual, evitando vazamento e utilizações indevidas. A lei foi sancionada em 2020. Todavia, a obrigatoriedade do cumprimento ocorre desde 1º de agosto de 2021.
“A primeira reunião ocorreu nesta semana, mas os estudos para que se defina a melhor interpretação da lei aqui no Samae começaram em dezembro do ano passado”, explica Bozio. “Neste momento, estamos procedendo com o levantamento de todos os dados pessoais recebidos pela autarquia e discutindo quais as melhores opções de tratamento a serem adotadas”, salienta.
Larissa explica que o principal objetivo é fazer uma implantação gradual e eficiente, fazendo que todo e qualquer dado pessoal recebido seja efetivamente protegido, conforme orienta a lei. A servidora comenta, ainda, que a principal mudança deve ser na cultura da empresa. “Nós sabemos, todavia, que essa mudança trará grandes benefícios para a sociedade como um todo”, finaliza.
Fonte: https://www.brusque.sc.gov.br/noticias/lgpd-comeca-a-ser-implantada-no-samae-brusque/